Programa de PD&I em Serviços Avançados
GT - 2012/2013
O Programa de Grupos de Trabalho (GT-RNP), principal fonte de criação de novos produtos e serviços da RNP e atualmente chamado de Programa de PD&I em Serviços Avançados, está estruturado em dois ciclos anuais (Fase 1 e Fase 2), cada um deles com uma duração de 12 meses.
Fase 1 – início em 2013 e término em 2014
Fase 2 – início em 2012 e término em 2013
Projetos Selecionados
Fase 1 - 2013
GT-ATER
Aceleração do Transporte de Dados com o Emprego de Redes de Circuitos Dinâmico
Coordenação: Kleber Vieira Cardoso
Coordenação Adjunta: Sand Luz Correa
Parcerias: COPPE/UFRJ, MARTIN/LNCC
Em NRENs (National Research and Education Networks) como APAN, Internet2, ESnet, GÉANT, CLARA e RNP, é crescente a necessidade de transportar grandes volumes de dados de maneira confiável e eficiente. Por outro lado, é bastante conhecida a dificuldade do TCP em acompanhar a ampliação da capacidade de transmissão da rede, sobretudo devido aos altos valores do produto largura de banda-atraso. Uma das abordagens para melhorar o desempenho do TCP em redes de alta capacidade é a criação de circuitos dinâmicos. Os circuitos dinâmicos podem ser usados como atalhos dentro da rede, onde o produto largura de banda-atraso é reduzido pela remoção de parte dos atrasos de enfileiramento. Esta proposta tem como objetivo desenvolver e implantar um serviço para identificar fluxos de pacotes que transportam grande volume de dados e criar circuitos dinâmicos dedicados para enviá-los. Através desse serviço, os usuários da RNP que precisam transportar grandes volumes de dados de maneira confiável poderão fazê-lo em menos tempo.
GT-VoA
Vídeo Sob Demanda como Objetos de Aprendizagem
Coordenação:
Carlos de Salles Soares Neto
Parcerias: LAWS/UFMA, LAVID/UFPB
Este projeto visa permitir a criação e exibição colaborativa de unidades de aprendizagem para ensino à distância como conteúdo multimídia interativo integrado ao repositório de vídeos do serviço de vídeo sob demanda da RNP. O projeto está dividido em duas etapas. Na primeira é proposto o desenvolvimento da ferramenta de autoria Cacuriá, para permitir que usuários finais enriqueçam tais vídeos com conteúdo adicional (imagens, áudio e textos) usando a estrutura de distribuição já existente. Cacuriá também gera documentos NCL (Nested Context Language), podendo ser usada na TV aberta ou em IPTV (seguindo recomendações do ITU-T). Na segunda etapa é proposto um software integrado ao serviço de vídeo sob demanda da RNP que torna transparente a exibição para o usuário do conteúdo multimídia interativo enriquecido.
GT-Eco-DiF
Ecossistema Web de Dispositivos Físicos
Coordenação: Paulo de Figueiredo Pires
Parcerias: UbiComp/UFRJ, Consiste/UFRN
Esse projeto tem como objetivo desenvolver a EcoDiF, uma plataforma Web para conectar dispositivos e produtos com aplicações e/ou usuários finais, a fim de fornecer funcionalidades de controle, visualização, processamento e armazenamento de dados. A EcoDiF atuará como um núcleo de um ecossistema Internet of Things, oferecendo serviços (de software) focados: (i) na conectividade entre dispositivos e a Internet; (ii) em serviços de aplicação e (iii) em serviços de apoio. A EcoDiF pode ser usada em diversos contextos, tais como aplicações de monitoramento ambiental, de monitoramento de infraestrutura pública, como acompanhamento de trânsito e condições da estrada, bem como para compartilhamento de dispositivos de sensoriamento entre laboratórios acadêmicos.
GT-INC
Redes Orientadas a Conteúdo como Plataforma para Disseminação Eficiente de Conteúdo
Coordenação: Luciano Paschoal Gaspary
Aplicações visando à disseminação de conteúdo multimídia (arquivos, streams de vídeo, vídeos ao vivo, teleconferências, etc.) são as que demandam a maior quantidade de recursos de rede, sendo responsáveis por aproximadamente 80% do volume de tráfego. Tal tem levado a comunidade acadêmica e a indústria a repensarem, no próprio contexto de investigação da Internet do Futuro, arquiteturas de rede que venham a coexistir (ou substituir) a existente (reconhecidamente “ossificada”). Nesse contexto, tem-se investido em uma nova arquitetura de rede voltada para a distribuição eficiente de conteúdo na Internet, conhecida como Redes Orientadas a Conteúdo (Information-Centric Networks ou ICN). Essencialmente, essa arquitetura apresenta como principal característica o foco na informação e na sua distribuição, lançando mão de uma estratégia publish-subscribe. Dada a importância do tema, e do seu potencial de exploração pela RNP visando a oferecer uma nova geração de serviços ao seu público-alvo, propõe-se a investigação e a prototipação de um serviço de disseminação de conteúdo educacional baseado em uma arquitetura ICN. Esse serviço será implantado experimentalmente como uma rede de sobreposição, sem comprometer a rede de produção da RNP, baseada em um conjunto reduzido de servidores e em nós do PlanetLab.
Projetos Selecionados
Fase 2 - 2013
GT-AAAS
Acessibilidade como um Serviço (Acessibility as a Service)
Coordenação: Guido Lemos de Souza Filho
Parcerias: LAVID/UFPB, CPqD
Pessoas com deficiência enfrentam sérias dificuldades para acessar informações. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) quando são desenvolvidas dificilmente levam em conta os requisitos específicos destes usuários especiais. Neste Grupo de Trabalho exploraremos o conceito de Acessibilidade como um Serviço, implementando e testando um serviço que torne possível o acesso a conteúdo digital para usuários especiais. A proposta é adicionar uma camada entre os sistemas legados e os usuários especiais, adaptando a apresentação dos conteúdos digitais para as necessidades destes usuários. Inicialmente será contemplada acessibilidade para usuários da RNP com deficiência auditiva, um grupo de usuários que apresenta maior dificuldade de comunicação devido à escassez de soluções técnicas adequadas para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
GT-CNC
Computação em Nuvem para Ciência
Coordenação: Roberto Samarone dos Santos Araujo
Parcerias: LabSEC - Laboratório de Segurança em Computação (UFSC)
Esse GT visa o estudo, integração e avaliação de ferramentas de baixo custo para o armazenamento de dados em nuvem, dentro do ambiente de rede da RNP, tendo como objetivo desenvolver um protótipo de um serviço de infraestrutura para armazenamento privado de dados que permita professores e pesquisadores utilizar uma plataforma em nuvem segura, eficiente e altamente disponível.
Os objetivos específicos deste projeto são: realizar um levantamento de ferramentas de código aberto e também proprietárias que possibilitem a criação de uma plataforma de armazenamento em nuvem dentro da infraestrutura da RNP, instalar, configurar e testar ferramentas de armazenamento em nuvem, realizar um estudo comparativo entre essas ferramentas, análise de desempenho do protótipo utilizando como plataforma computacional: o Windows, o Linux, o Mac OS, e dispositivos móveis como o Android e o iOS da Apple e por fim a avaliação da segurança do protótipo.
GT-IMAV
Instrumentação e Monitoração para Aplicações de Vídeo
Coordenação: Regina Melo Silveira
Coordenação Adjunta: Juergen Rochol (UFRGS)
Parcerias: Universidade Federal do ABC, ECA/USP
Projeções indicam que vídeo será responsável por 90% do tráfego de rede até o final da década. Considerando o alto custo de produção da própria mídia e, principalmente, o alto consumo de recursos de rede realizado por aplicações que a exploram, torna-se extremamente relevante monitorar tal uso, evitando assim ter uma visão equivocada ou distorcida deste consumo. Dentro deste cenário, é necessário desenvolver mecanismos e ferramentas que permitam ter uma visão clara quanto à efetividade do consumo de vídeo, assim como mensurar o “viewer engagement”. Que ferramentas podem ser desenvolvidas para avaliar tal consumo? O que deve ser medido, ou seja, quais são os parâmetros e métricas, e como obtê-los de forma a mensurar a efetividade de uso das aplicações de vídeo? Estas são questões que este Grupo de Trabalho (GT) visa responder com o objetivo de desenvolver ferramentas que tratem estas questões de forma integrada, avaliando-as dentro de um cenário de uso do vídeo como instrumento para o ensino/aprendizado.
O objetivo deste GT é a pesquisa e desenvolvimento de ferramentas para a instrumentação de aplicações de vídeo. Por instrumentação deve se entender ferramentas ou técnicas que possam ser agregadas à uma aplicação de vídeo para poder medir e avaliar a qualidade do consumo, tanto em termos de uso de recursos de rede como com relação ao grau de envolvimento do usuário com o conteúdo e a absorção do conhecimento.
GT-MCC
Minha cloud científica
Coordenação: Antônio Tadeu Azevedo Gomes, Francisco Vilar Brasileiro
Parcerias: LNCC, UFCG, UFBA, UFC, UFRGS
O objetivo deste projeto é implantar uma plataforma de computação na nuvem voltada para aplicações científicas, provendo serviços como acesso a grande poder computacional por curtos intervalos de tempo, armazenamento, reprodutibilidade de experimentos e controle de proveniência dos dados, entre outros. A plataforma seguirá um modelo PaaS (Platform-as-a-Service), permitindo o fácil desenvolvimento e implantação de serviços personalizados, oferecidos em um modelo SaaS (Software-as-a-Service). A pilha de serviços também inclui um broker para mediar a alocação de recursos em diferentes tipos de provedores de IaaS (Infrastructure-as-a-Service), atendendo requisitos de segurança específicos de cada aplicação e demandas de carga de trabalho típicas de aplicações de e-ciência.