Programa de PD&I em Serviços Avançados
GT - 2023/2024
Projetos Selecionados
Fase 1 - 2024
GT MaisAção: Uma Plataforma Gameficada para Auxiliar na Curricularização da Extensão
Coordenador: Ricardo Tombesi Macedo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Líder de Inovação: Betania Vahl de Paula
Startup: Performance Vegetal
Outras parcerias: Universidade Regional Integrada (URI), Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Objetivo: criação de uma plataforma gamificada com sugestões de projetos de extensão em parceria com a comunidade com métricas de avaliação e premiações para as instituições de ensino superior (públicas e privadas).
GT RedeLattes: A Próxima Geração de Plataforma Acadêmica
Coordenador: Reginaldo Cordeiro dos Santos Filho - Universidade Federal do Pará (UFPA)
Líder de Inovação: Sintia Silva de Almeida
Startup: KATU DATA VISUALIZATION
Outras parcerias: não possui
Objetivo: desenvolvimento de uma plataforma web inteligente, denominada RedeLattes, voltada à análise automática e intuitiva de currículos acadêmicos. Com esta plataforma, gestores acadêmicos e pesquisadores poderão analisar, compreender e expandir a rede de relacionamento a nível nacional e internacional.
GT Sokrates.ai Plataforma Socrática de Conhecimento
Coordenador: Geraldo Bonorino Xexéo - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Líder de Inovação: Claudio Dipolitto de Oliveira
Startup: InoveLab Inovação Cultura e Desenvolvimento
Outras parcerias: Não possui
Objetivo: Criação de uma plataforma que suporta a criação de aplicações conversacionais inteligentes que interagem de maneira socrática com os usuários, facilitando e democratizando a geração de soluções de Inteligência Artificial (IA) por usuários não especialistas.
Projetos Selecionados
Fase 2 - 2024
GT-ONE
Olho no Enlace!: Supervisão Contínua, Escalável e Acessível para Plantas de Cabos Ópticos em Redes de Campus e Metropolitanas Assistida por Aprendizagem de Máquina
Coordenação: Camilo Díaz (UFES)
Líder de inovação: Ricardo Carminati de Mello (UFES)
Foco tecnológico: Monitoramento de redes, inteligência artificial e Internet das Coisas
Propiciar a supervisão contínua de plantas ópticas customizadas para o nicho de redes de campus e metropolitanas a fim de garantir altos níveis de disponibilidade, fornecendo uma solução de monitoramento contínuo com características de IoT, isto é, primando por baixo custo, escalável e com autonomia energética e de comunicação. O objetivo é avançar na integração de funcionalidades inovadoras de exploração de plataformas em nuvem e aprendizagem de máquina.
GT-CAMPUSEDGE
Computação na borda para campi universitários
Coordenação: Rodrigo de Souza Couto (UFRJ)
Líder de Inovação: Pedro Henrique Cruz Caminha (UFRJ)
Foco tecnológico: Computação na borda (Edge Computing)
Modelo de servidor e orquestração para instalar nós de computação na borda nas universidades. O principal objetivo é fornecer a essas instituições serviços de poder computacional com maior responsividade, escalabilidade, privacidade e disponibilidade, além dos benefícios de nuvens tradicionais. Como caso de uso, será desenvolvida uma aplicação de "camera as a service". Nessa aplicação, será desenvolvido um protótipo de identificação de desvio de patrimônio universitário por meio de câmeras. O público-alvo do GT-CampusEdge são membros do Sistema RNP, focando as universidades. Apesar do foco em campi universitários deste primeiro ano de projeto, o GT-CampusEdge pode ser estendido para diversas outras instituições do Sistema RNP, como museus e institutos culturais.
GT-METAHEALTH
Proposta e avaliação de uma plataforma para ensino em saúde no metaverso
Coordenação: Luciana Nedel (UFRGS)
Líder de inovação: Anderson Maciel (UFRGS)
Foco tecnológico: Metaverso, Educação à Distância, Saúde Digital
O GT-Metahealth pretende estabelecer um novo modelo de ensino, atualização e acompanhamento das habilidades dos profissionais de saúde e alunos em ambientes hospitalares utilizando realidade virtual (RV) e explorando o conceito de metaverso. Como o processo de formação se dá através de uma experiência imersiva usando óculos de realidade virtual disponíveis comercialmente e sem a necessidade de acoplamento a um computador, o projeto também visa explorar a formação à distância.
GT-SMARTMED
Dados Médicos Distribuídos com Controle de Acesso baseado em Atributos através de Contratos Inteligentes
Coordenador: Diogo Menezes Ferrazani Mattos (UFF)
Líder de inovação: Dianne Scherly Varela de Medeiros (UFF)
Foco tecnológico: Saúde Digital, gestão de dados de saúde, contratos inteligentes, blockchain
O sistema SmartMed visa realizar o controle de acesso a dados médicos através da arquitetura de referência do padrão XACML e contratos inteligentes que implementam componentes do controle de acesso baseado em atributos. A interface entre sistemas de armazenamento de dados médicos e o controle de acesso é realizada através de edge datacenters de pequeno porte, instalados nas instituições de saúde. A ideia central é propiciar o armazenamento de dados distribuído em diferentes provedores de armazenamento off-chain, em diferentes nuvens, com controle de acesso baseado em atributos implementados em contratos inteligentes na blockchain.