Programa de PD&I em Serviços Avançados
GT - 2019/2020
O Programa de Grupos de Trabalho (GT-RNP), principal fonte de criação de novos produtos e serviços da RNP e atualmente chamado de Programa de PD&I em Serviços Avançados, está estruturado em dois ciclos anuais (Fase 1 e Fase 2), cada um deles com uma duração de 12 meses. Não houve GTs de Fase 2 nesse ciclo.
Projetos Selecionados
Fase 1 - 2020
GT-V4H
Video Síncrono para Teleconsultoria, Teleconsulta e Telediagnóstico em Telessaúde
Coordenação: Guido Lemos de Souza Filho (UFPB)
Assistente de inovação: Giuliano Maia Lins de Castro (Dynavideo)
Foco tecnológico: Streaming em vídeo; Telemedicina
Startup associada: Dynavideo
O objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma de vídeo com suporte à transmissão síncrona e confidencial com arquitetura aberta e escalável para simplificar a integração de elementos de streaming em sistemas de telessaúde. O sistema permitirá a autenticação de participantes, preservação e recuperação dos vídeos com suporte a prova de existência, integridade e autenticidade com uso de certificados digitais e blockchain e a associação da mídia gravada com o prontuário eletrônico do paciente. A ideia é que os teleconsultores e profissionais de saúde possam utilizar recursos síncronos de vídeo para atividades de supervisão, teleconsultoria, teleconsulta, telediagnóstico e preceptoria dos residentes com foco na Atenção Básica e Primária em Saúde em localidades remotas de forma segura e confiável.
GT-Litecampus
Promover o uso eficiente de energia em universidades
Coordenação: Andrey Elísio Monteiro Brito (UFCG)
Líder de inovação: Eloi Rocha Neto / Esther Brasileiro (Smartiks)
Foco tecnológico: Computação em nuvem
Este projeto propõe um serviço para cidades universitárias: uma plataforma de processamento com garantias de segurança e privacidade e uma aplicação de gerência de consumo de água e energia. Este serviço é possível através da combinação de resultados de projetos de pesquisa anteriores (CTIC/RNP SecureCloud e UFCG-Smartiks EnergyTracker) que serão refinados no contexto de uma nova iniciativa da UFCG (Smart Campus) e transformados em um novo produto na forma de Software-como-um-Serviço. Neste formato, o serviço tem implantação simplificada, reduzindo custos de operação. Além disso, provê mecanismos inovadores de segurança e proteção de privacidade dos usuários. Como resultado, vislumbra-se um serviço de fácil operação que reduz custos e promove a sustentabilidade dos campi universitários.
GT-Periscope
Desenvolve uma ferramenta de detecção de redes de dispositivos infectados por softwares maliciosos
Coordenação: Michele Nogueira Lima (UFPR)
Líder de Inovação: Wagner Monteverde
Foco tecnológico: Cibersegurança
Este projeto atua na predição de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), que são um problema em evolução com a Internet das Coisas. Estes ataques visam suspender serviços importantes da rede, resultando em perdas morais e financeiras significativas para as organizações. Nosso objetivo é desenvolver uma ferramenta de detecção de redes de dispositivos infectados por softwares maliciosos (botnets), geradoras de ataques DDoS. Através da detecção das botnets, como um periscópio, é possível indicar de forma precoce a preparação de um ataque e iniciar ações contra ele. A partir da coleta do tráfego da rede em tempo real, a ferramenta extrai estruturas relacionais entre os dispositivos identificados, infere comunidades e determina níveis de causalidade de determinados dispositivos sobre outros, conseguindo identificar os dispositivos de maior influência.
GT-RecMEM
Solução computacional para recomendação de mídias no Moodle
Coordenação: Jairo Souza (UFJF)
Assistente de inovação: Reinaldo Matushima
Foco tecnológico: Moodle
O Moodle é o ambiente de aprendizado online mais utilizado pelas instituições brasileiras. Uma das vantagens no uso do Moodle é a capacidade de adaptá-lo para diferentes ambientes, seja através da personalização de interface ou através da criação de plugins para a plataforma. Um dos desafios, contudo, para uma melhor experiência no Moodle, tanto para professores quanto para discentes, está na dificuldade de direcionar conteúdos para diferentes alunos levando em consideração seus interesses e suas características de aprendizado. Sistemas de recomendação são utilizados no contexto educacional para permitir a entrega de objetos de aprendizado de forma individualizada. Este GT tem como objetivo fornecer uma solução computacional para recomendação de mídias (texto, áudio, vídeo, etc) no Moodle, podendo essas mídias estar armazenadas em diversos repositórios (Moodle, Vídeo@RNP, etc.).
GT-SADI
Uma ferramenta para acompanhamento em tempo real dos serviços federados de autenticação
Coordenação: Alex Borges Vieira (UFJF)
Assistente de inovação: Edelberto Silva (UFJF)
Foco tecnológico: Análise de Dados
Análise de dados é um tópico importante para tomada de decisões. Em especial, a análise de dados relacionada à autenticação e autorização de grandes redes se torna um desafio, dado o enorme volume de dados envolvido. Nota-se que o eduroam, um dos principais serviços RNP em gestão de identidade, não tem ferramentas de análise associadas a ele. Neste sentido, a corrente proposta cobre toda cadeia de análise de dados, no contexto desse serviço. Serão cobertos, de forma integrada, os aspectos de aquisição de dados, caracterização e aprendizado. Assim, resumidamente, a partir de um serviço RNP, administradores e gestores dos serviços federados de autenticação poderão acompanhar ao vivo o perfil de seus usuários, a saúde do serviço oferecido e, ainda, serem alertados por possíveis comportamentos anômalos.
GT-eHealthSys
Análise da eficácia do sistema que auxilia a detecção precoce dos sinais vitais indicativos de sepse em pacientes hospitalizados
Coordenação: Joaquim Celestino Júnior (UFCE)
Líder de inovação: Samuel Façanha Câmara (UFCE)
Foco tecnológico: Saúde Digital
Este projeto tem como objetivo avaliar a eficácia de um sistema, chamado de E-HEALTH_SYS, para classificação de doenças no exame eletrocardiograma (ECG) e detecção precoce dos sinais vitais (SV) indicativos de sepse. Trata-se de um estudo de coorte, prospectivo e observacional, que será realizado nas unidades de internamento dos hospitais terciários de Fortaleza (CE). A população-alvo são pacientes hospitalizados com monitorização cardíaca e dos SV. A coleta de dados ocorrerá por meio do E-HEALTH_SYS, que, utilizando informações obtidas de sensores e SV coletados dos pacientes, poderá, em tempo real, por meio de computação em nuvem e inteligência artificial, interpretar os ECG e os SV dos pacientes. Isso permitirá sinalizar aos profissionais de saúde o estado de saúde do paciente e a detecção precoce de sepse.
GT-MobiLysa
Sistema de localização e controle do cão-guia robô Lysa para ambientes internos baseado em visão computacional
Coordenação: Raquel Frizera Vassallo (UFES)
Assistente de Inovação: Nedinalva de Araujo Sellin (VixSystem)
Foco tecnológico: Inteligência Artificial; Visão Computacional
Lysa é um cão-guia robô e um projeto de responsabilidade social cujo objetivo é auxiliar pessoas com deficiência visual, oferecendo maior autonomia e qualidade de vida. O robô é capaz de detectar buracos, obstáculos e riscos de colisões em altura, alertando o usuário por comandos de voz. Entretanto, Lysa ainda não é capaz de guiar uma pessoa até um destino específico dentro de um ambiente. Dessa forma, o objetivo deste projeto é desenvolver o MobiLysa: um serviço de localização, navegação e controle do robô Lysa, permitindo que ele guie uma pessoa até um local desejado dentro de um prédio público da UFES. Para isso, será utilizado um Espaço Inteligente baseado em visão computacional. O usuário poderá indicar o destino desejado por comando de voz ou outra forma de interação, sendo conduzido de maneira independente e segura.
GT-Videocolaboração
Unificação de serviços de videocolaboração para melhorar a experiência do usuário
Coordenação: Valter Roesler (UFRGS)
Assistente de Inovação: Felipe Cecagno (Mconf)
Foco tecnológico: Videoconferência
O objetivo desta proposta é unificar os principais serviços de videocolaboração da RNP: Conferência Web, Videoconferência/MCU e Multipresença. Isso permitirá uma experiência mais fluida para o usuário, que poderá acessar um único "Serviço de Videocolaboração", enquanto o sistema se encarrega das adaptações necessárias para oferecer a melhor experiência possível. Além da melhoria na usabilidade, a unificação do código-fonte desses serviços proporcionará uma economia de recursos, pois permitirá que os esforços de desenvolvimento e manutenção sejam concentrados em um único ambiente, agregando valor ao serviço e otimizando sua evolução tecnológica.