Programa de PD&I em Serviços Avançados
GT - 2021/2022
O Programa de Grupos de Trabalho (GT-RNP), principal fonte de criação de novos produtos e serviços da RNP e atualmente chamado de Programa de PD&I em Serviços Avançados, está estruturado em dois ciclos anuais (Fase 1 e Fase 2), cada um deles com uma duração de 12 meses.
Fase 1 - início em 01/01/2022 e término em 31/12/2022
Fase 2 - início em 15/10/2021 e término em 31/12/2022
Projetos Selecionados
Fase 1 - 2022
GT-DeVIaS
DeVIaS - DevSecOps Infrastructure as a Service
Coordenação: Cesar Augusto Cavalheiro Marcondes (ITA)
Assistente de inovação: Manuel Luis da Costa Furtado Correia
Foco tecnológico: DevOps, DevSecOps, Segurança Cibernética, Desenvolvimento de Software Seguro, Pipelines de Segurança, Análise de Segurança de Código, Computação em Nuvem
Startup associada: Netconn Group
A DeVIaS é uma solução que fornece, dentro de seus serviços, relatórios de segurança indicando as vulnerabilidades encontradas permitindo, portanto, que estes desenvolvedores possam corrigir e atualizar os problemas de segurança encontrados e, consequentemente, diminuir a superfície de ataque ao software.
GT-LANSE
Learning Analytics como Serviço para Predição de Risco Acadêmico
Coordenação: Cristian Cechinel (UFSC)
Líder de inovação: Tiago Primo (UFPel) / Startup Elimu Social
Foco tecnológico: Inteligência Artificial, Ensino à Distância, Big Data
O objetivo deste projeto é oferecer uma solução tecnológica para a execução de serviços de predição de risco acadêmico (evasão e/ou reprovação) apoiada por uma infraestrutura na nuvem que pré processa dados, treina e executa algoritmos de machine learning.
GT-PDC RCI
Plataforma Digital de Coordenação - Rede de Cuidado Integrado
Coordenação: Marlene Sabino Pontes (PUC-Rio)
Líderes de Inovação: Rubens Martins Pereira (startup Engenharia do Cuidado), Soeli Fiorini (PUC-Rio)
Foco tecnológico: Plataforma de Comunicação como Serviço (CPaaS)
O GT-PDC-RCI propõe o desenvolvimento de uma plataforma digital de colaboração para permitir a comunicação entre os profissionais dos diversos níveis de atenção e seus pacientes e o compartilhamento de informações no contínuo da atenção à saúde delas, especialmente na transição do cuidado.
GT-REABNET
Rede de Telereabilitação por meio de Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Coordenação: Eduardo Lázaro Martins Naves (UFU)
Líder de inovação: Isabela Alves Marques
Foco tecnológico: Saúde Digital, Telereabilitação
O objetivo do GT é o desenvolvimento de uma Rede de Telereabilitação por meio de Realidade Virtual e Realidade Aumentada (ReabNet). Esta rede será composta por um Repositório de Sistemas de Reabilitação e Tecnologia Assistiva incluindo ambientes de realidade virtual (RV) ou realidade aumentada (RA). A ReabNet será acessível remotamente por qualquer Hospital/Centro de Reabilitação ou mesmo a partir da residência do usuário. Deste modo, para se beneficiar das tecnologias inovadoras mencionadas que serão disponibilizadas na ReabNet, além de outras que surgirem futuramente, o usuário deverá possuir uma conexão com a internet e, quando aplicável, o dispositivo de hardware necessário para o uso da tecnologia (sensor inercial, sensor ocular, etc).
Projetos Selecionados
Fase 2 - 2022
GT-Arquimedes
Uma Ferramenta para se Esquivar de Vazamentos de Informação na Transmissão de Mensagens de Rede
Coordenação: Michelle Nogueira Lima (UFMG)
Assistente de inovação: Wagner Monteverde (EarlySec)
Foco tecnológico: Internet das Coisas e 5G
Este projeto desde sua concepção atua na prevenção de vazamentos de dados, uma necessidade cada vez maior diante das sanções da LGPD e a popularização da IoT. Particularmente, a equipe deste projeto atua em identificar vulnerabilidades de segurança a partir do tráfego da rede e em ofuscar o tráfego afim de esconder essas vulnerabilidades. A identificação de vulnerabilidades, como tráfego não criptografado, segue métodos estatísticos, como entropia, e algoritmos de aprendizado de máquina. A ofuscação de vulnerabilidades parte da geração de tráfego falso em um primeiro momento. Essas duas funcionalidades compõem a ferramenta ARQUIMEDES que nesta fase 2 focaremos em oferecê-la como uma API a ser integrada em outras ferramentas e complementá-las. A ferramenta possui ainda um painel de controle.
GT-ChainID
Plataforma Universal para Gestão de Identidades através da Blockchain
Coordenação: Fabíola Greve (UFBA)
Líder de inovação: Silvio Pereira (UFBA)
Foco tecnológico: Blockchain
O projeto ChainID apresenta uma plataforma para gestão de identidades descentralizadas (IDD) através da blockchain, que contempla atributos e credenciais das IDDs, e é suficientemente genérica para abstrair a complexidade dos padrões e protocolos de comunicação envolvidos. A plataforma proporciona o uso da infraestrutura de IDD em diversos fluxos de oferta de serviços, de forma segura e transparente, facilitando o desenvolvimento de aplicações com IDD por clientes que não dominam necessariamente a tecnologia. Uma gama de aplicações com uso de IDD pode ser oferecida através da ChainID, sendo que um serviço de autenticação está desenvolvido e disponível para integração numa infraestrutura federada, como a CAFe.
GT-FeedbackBOT
Plataforma Digital de Coordenação - Rede de Cuidado Integrado
Coordenação: Rafael Ferreira Leite de Mello (UFPE)
Líderes de Inovação: Gabriel Alves de Albuquerque Júnior (UFPE)
Foco tecnológico: Inteligência Artificial
O feedback dado por professores a estudantes sobre atividades avaliativas é fundamental para a construção do conhecimento dos estudantes e compreensão acerca de sua trajetória de aprendizagem. Entretanto, frequentemente professores não conseguem fornecer feedback de qualidade e em tempo hábil, devido a sobrecarga de trabalho e falta de tempo, gerando frustração para todos os envolvidos. Neste contexto, este projeto propõe o desenvolvimento da plataforma Tutoria que temo objetivo de apoiar professores na correção de atividades avaliativas de maneira mais rápida, mas mantendo a qualidade e a personalização. Para isso, Tutoria foi desenvolvida priorizando a usabilidade, recursos de correção de questões discursivas, e técnicas de inteligência artificial.
GT-RLProviDe-Mi
feRramenta inteLigente, ágil e escalável para Provisionamento de recursos em reDes com Múltiplos Inquilinos
Coordenação: Dianne Scherly Varela de Medeiros (UFF)
Líder de inovação: Pedro Silveira Pisa (Solvinn)
Foco tecnológico: Rede sem fio, computação em nuvem
O objetivo do projeto é otimizar o uso dos recursos de rede no ambiente do trabalhador remoto e facilitar o acesso remoto através de um produto plug-and-play que estende a rede institucional, criando uma rede sem fio gerenciada na nuvem. Para isso, o projeto desenvolve o DINO, um Dispositivo INteligente para acesso remoto seguro e Otimização de alocação de largura de banda, cuja modularidade permite expansão das funcionalidades de forma simples, prática e segura.